quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Livro e o Conhecimento


Como já é sabido por vocês leitores, o nosso projeto tem como objetivo a produção de um livro para-didático sobre história regional; e também temos a audácia de dizer que estamos produzindo um material para suprir pelo menos em partes a carência de um material alternativo no estudo e consulta da identidade regional.
Algo tão importante e belo como o livro e o conhecimento não foram sempre retratados com a devida importância. Houve uma época em que a Igreja Católica demonizava o conhecimento, ora quem pudesse ter acesso a livros que instigassem o questionamento do Teocentrismo poderia vir a se rebelar contra a Igreja. Assim  a Santa Inquisição destruiu grandes obras e censurou tantas outras, através do Index. O livro e filme homônimo  “O Nome da Rosa” retrata bem esse lado temeroso em relação ao poder da leitura como fonte de transformação social e pessoal.
Uma olhadinha rápida!

Hoje vivemos em um mundo que nos rodeia de informações – nem sempre relevantes, é claro – e nos oferece oportunidades de adquiri-las facilmente. Um bom exemplo disso pode ser visto na página do BambuíNau  onde eles listam essa mesma importância da leitura e oferecem um lugar onde encontrar bons livros,tudo isso por meio do projeto BIBLIOTECANDO que está sendo desenvolvido. Vale apena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário